A segunda temporada de The Last of Us mal começou, mas já está deixando o público com os nervos à flor da pele. No segundo episódio do novo capítulo da série, exibido no último domingo (20), os fãs acompanharam a conclusão da vingança de Abby (Kaitlyn Dever), que culminou em uma cena chocante envolvendo Joel, personagem interpretado por Pedro Pascal.
- The Last of Us: Pedro Pascal quebra o silêncio sobre episódio da 2ª temporada
- The Last of Us: diferenças entre o jogo e a série na estreia da 2ª temporada
Adaptação direta do game The Last of Us Part II, a segunda temporada do programa da HBO vem seguindo os passos da história já conhecida pelos entusiastas do videogame, incluindo o polêmico acontecimento entre Abby e Joel. Assim como vem causando alvoroço entre o público nesta semana, a sequência em questão também provocou controvérsia em 2020, ano em que a sequência do jogo original foi lançada.
Atenção: esta matéria contém spoilers dos jogos de The Last of Us, assim como da série da HBO.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como a cena chocante entre Abby e Joel acontece no jogo?

Para quem conhece a história do jogo ou já assistiu ao episódio mais recente da série da HBO, a morte de Joel é um dos acontecimentos mais marcantes (e polêmicos) de The Last of Us. Foi exatamente esse momento que o público acompanhou nas telinhas no último domingo, mas como ele acontece no game?
Assim como a adaptação mostra, a morte de Joel também ocorre relativamente cedo na segunda parte do jogo da franquia pós-apocalíptica. A diferença é como a tragédia decorre.
Enquanto na série a trama apresenta de cara a motivação de Abby, que é matar Joel por vingança pela morte do pai, no game da Naughty Dog o jogador não tem ideia de quem Abby é, o que deixa a situação ainda mais impactante.
Em The Last of Us Part II, Abby é introduzida em um chalé (o mesmo que vemos no segundo episódio da nova temporada da série), sob o pretexto de estar a caminho de Jackson juntamente com seus amigos. Por isso que quando, inesperadamente, ela atira na perna de Joel no jogo, o ocorrido causou na época uma repercussão ainda mais polêmica do que a da adaptação da HBO.
A sequência da morte de Joel na série é bastante fiel à do jogo, com o tiro e o taco de golfe envolvidos na vingança de Abby, embora o momento seja mais cruel no videogame por justamente não sabermos o pano de fundo. O ponto divergente, neste caso, está no momento em que Joel encontra Abby no game: ao invés de estar fazendo a patrulha com Dina, como vemos na série, ele, na verdade, está com Tommy, seu irmão mais novo.
Abby causou polêmica no jogo de The Last of Us

Quando The Last of Us Part II foi lançado e os gamers foram impactados (ou traumatizados, dependendo do seu ponto de vista) com a morte de Joel, Abby não era exatamente uma personagem muito querida pelos fãs. Isso graças à maneira como ela foi apresentada no game e, claro, à popularidade que Joel já tinha conquistado entre os entusiastas da franquia no primeiro jogo.
Quebrando as expectativas de quem achava que a segunda parte seguiria aprofundando a dinâmica entre Joel e Ellie, The Last of Us Part II coloca Abby como uma das personagens jogáveis durante boa parte do game, o que não agradou muito uma parcela do público que não aceitou de jeito nenhum o trauma pela morte de Joel.
Colocando Abby em foco, o videogame apresenta aos poucos o lado da jovem até revelar, enfim, a verdadeira motivação por trás de suas ações. Apesar disso, muita gente simplesmente não conseguiu superar a morte de Joel, e até mesmo a atriz que fez a voz de Abby no game, Laura Bailey, recebeu comentários de ódio de fãs na internet.

Para além das polêmicas ações de Abby, alguns entusiastas da franquia que não aceitaram a morte de Joel também promoveram discursos de ódio contra a aparência da personagem, que no game tem um físico mais musculoso, fazendo outros tipos de comentários misóginos em relação a ela e a própria Bailey, que até precisou acionar a polícia devido às ameaças que recebia na época.
Por enquanto, a série da HBO parece estar tentando fazer com que o público simpatize mais com as complexas motivações de Abby, apresentando já nos dois primeiros episódios da segunda temporada um pouco de seu passado e o porquê ela quis se vingar. No episódio da morte, por exemplo, Abby faz um discurso que revela mais das razões por trás do intenso ódio que sente por Joel, algo que deve ser trabalhado com maior profundidade ao longo da segunda temporada.
Os novos episódios da segunda temporada de The Last of Us são lançados semanalmente, às 22h, aos domingos, na HBO e na Max.
Leia também:
- Neil Druckmann descarta The Last of Us 3: entenda polêmica e o futuro da série
- The Last of Us: saiba mais sobre Isabela Merced, a Dina da 2ª temporada
- The Last of Us: relembre a 1ª temporada enquanto curte a estreia do novo ano
Leia a matéria no Canaltech.