Responda rápido: você sabe qual é o golpe mais forte já dado por um lutador de MMA? Existe uma forma de medir: colocar o campeão diante de uma máquina que mede a potência. Em 2024, o brasileiro Alex Poatan alcançou o recorde mundial ao superar o camaronês Francis Ngannou.
Mas e durante a luta? Afinal, em uma situação estática, diante de um aparelho, as condições são totalmente diferentes. A boa notícia é que existe, sim, uma maneira de avaliar a força durante uma luta.
A nova tecnologia Punch Pay, criada pela Spaten, tornou essa informação disponível no último dia 9, no Rio de Janeiro, durante o evento Martial Arts Championship (MAC) 13. Das nove lutas do card, sete utilizaram o sistema inovador em artes marciais e desenvolvido com exclusividade pela marca de cerveja da Ambev.
Como funciona?

Um sensor, tecnicamente chamado acelerômetro, de 3 cm de comprimento por 2 cm de largura e espessura de 0,5 cm, foi desenvolvido especialmente para luvas oficiais de qualquer arte marcial. Cada vez que um golpe é aplicado, ele utiliza ondas de rádio para transmitir os dados para uma central de análise.
Dali, seguem para a tela dos espectadores na forma de gráficos. O sistema não interfere em nada na luta, mas proporciona uma experiência completamente inédita para os espectadores.
Procurar a melhor forma de garantir que a potência seja medida com precisão deu trabalho, assim como alcançar a calibragem correta do acelerômetro. Depois, as luvas passaram por uma série de testes com alunos de academia de boxes e também por lutadores profissionais.

Quem acompanhou o MAC 13, seja de casa ou de um lugar público, percebeu como a tecnologia Punch Day funciona. As informações foram disponibilizadas em tempo real, e com uma surpresa: a cada vez que um golpe atingia o rosto ou o torço do outro lutador com uma força superior a 120kgf, aparecia na tela um cupom especial de desconto no Zé Delivery, para compra de Spaten, a preço promocional.
Aliás, a solução é pensada para quem acompanha os eventos a distância, por telas, mas nada impede de um espectador presencial de um evento deixar o smartphone ligado na transmissão para contar com esta informação adicional em tempo real.
Punch Pay para revolucionar o esporte

A telemetria durante as lutas leva as artes marciais para um novo nível de leitura dos dados, inclusive para os próprios atletas, que podem avaliar seu desempenho posteriormente – como já se faz em outros esportes, da Fórmula 1 ao futebol, em que os equipamentos são colocados nos acessórios, sejam eles os carros, a bola ou a rede. Foi com este objetivo que Spaten investiu nessa inovação.
É uma tecnologia nunca antes vista no esporte, que pode transformar toda a experiência que envolve acompanhar as disputas entre atletas de ponta. Assim, ao agregar informações inéditas para os espectadores, a Spaten encontrou uma forma de fazer parte da rotina dos consumidores e do que mais interessa a eles.
E não se esqueça: beba com moderação.