
O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (9) que o governo brasileiro buscará negociar com os Estados Unidos a redução da tarifa de importação imposta aos produtos brasileiros. A medida ocorre após a decisão do governo norte-americano de incluir o Brasil na nova rodada de tarifas mínimas de 10% sobre importações.
“Nós entendemos que não deveria haver tarifa, até porque os Estados Unidos têm superávit na balança comercial com o Brasil”, disse Alckmin durante cerimônia no Mato Grosso do Sul.

Mercado reduz expectativa de cortes no Fed após Trump suspender a maioria das tarifas
Os mercados precificaram menos de três reduções de 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira

Trump aumenta tarifa da China para 125% e anuncia pausa de 90 dias para outros países
Presidente dos EUA citou novas negociações com outros países e afirmou que a pausa não inclui a China
Segundo o ministro, dos dez principais produtos importados dos EUA pelo Brasil, oito entram no país com tarifa zero. A tarifa média aplicada pelo Brasil sobre produtos americanos é de 2,7%, o que, segundo Alckmin, mostra desequilíbrio nas relações comerciais.
“O caminho é o diálogo e a negociação. Vamos trabalhar para reduzir essa alíquota, que não é boa para o Brasil nem para o mundo”, afirmou.
A declaração foi dada durante o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica de celulose da chilena Arauco, no município de Inocência (MS). O projeto, de aproximadamente R$ 15 bilhões, é considerado um dos maiores investimentos industriais em curso no Brasil.
The post Alckmin diz que Brasil vai negociar com EUA para reduzir tarifa de importação appeared first on InfoMoney.