
Por: PR NEWSWIRE
Londres, 22 de abril de 2025 – Uma pesquisa global histórica com executivos de negócios em 15 países mostra um apoio esmagador a uma rápida transição dos combustíveis fósseis para a eletricidade renovável.
Os dados indicam um ponto de inflexão global, com 97% dos líderes de empresas de médio e grande porte apoiando o afastamento do carvão e de outros combustíveis fósseis, com quase 78% apoiando a mudança para um sistema elétrico baseado em energias renováveis até 2035 ou mais cedo.
Leia mais: Grandes empresas firmam em 2025 contratos de autoprodução em energias renováveis
À medida que os líderes mundiais finalizam sua próxima rodada de planos climáticos nacionais (NDCs), a mensagem das empresas é inequívoca: a energia renovável é o melhor caminho para o crescimento econômico, a segurança energética e a competitividade a longo prazo.
A pesquisa, realizada nas principais economias e mercados emergentes pela Savanta e encomendada pela E3G, Beyond FOSSIL Fuels e We Mean Business Coalition, ressalta uma mudança corporativa acelerada de combustíveis fósseis para renováveis. O estudo “Potencialização: as perspectivas de negócios sobre a mudança para a eletricidade renovável” também servem como um aviso: a maioria das empresas sugere que elas serão realocadas se os governos não agirem.
Leia mais: BP corta investimentos em energia renovável e redireciona foco para petróleo e gás
Os líderes empresariais foram entrevistados na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Polônia, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Reino Unido e EUA.
Veja abaixo as principais conclusões:
- Competitividade em jogo: metade dos líderes empresariais diz que realocará suas operações (52%) e cadeias de suprimentos (49%) para mercados com melhor acesso a sistemas de energia baseados em energias renováveis dentro de cinco anos
- A segurança energética é fundamental: três quartos (75%) dos executivos associam as energias renováveis a uma segurança energética mais forte. 78% dos líderes empresariais alemães acreditam que uma transição renovável acelerada reduzirá a exposição da Alemanha a importações voláteis de energia.
- Crescimento econômico e empregos: 77% vinculam as energias renováveis ao crescimento econômico, enquanto 75% as veem como fundamentais para a criação de empregos.
- Rápida transição do carvão: Quase nove em cada dez (87%) dos executivos de negócios que querem que seu governo priorize o investimento em energias renováveis querem que eles parem de usar eletricidade a carvão na próxima década. Mais de dois quintos (43%) das empresas de médio e grande porte planejam deixar de usar carvão em suas próprias operações até 2030, com mais de um quarto (27%) pretendendo seguir o exemplo até 2035.
- Não há espaço para gás novo : dois terços (67%) dos executivos querem que o carvão seja eliminado e substituído por energias renováveis, redes e armazenamento – sem bloquear a nova infraestrutura de gás.
The post Apoio de empresas às fontes de energia renovável tem crescido, diz pesquisa appeared first on InfoMoney.