A SumUp, fintech fundada em 2012, em Berlim, na Alemanha, tem se consolidado como uma das principais provedoras de soluções de pagamento e crédito para pequenos empreendedores. Presente em 36 países, incluindo o Brasil, atende mais de 4 milhões de clientes ativos e conta com 23 escritórios ao redor do mundo.
Com um modelo de negócios inovador, a empresa se destacou por democratizar o acesso a meios de pagamento, proporcionando tecnologia acessível para pequenos e médios negócios crescerem. Em 2022, a companhia foi avaliada em cerca de 8,5 bilhões de euros, consolidando-se como uma das fintechs mais valiosas do setor.
O CEO da SumUp no Brasil, Carlos Grieco, participou recentemente do podcast Do Zero ao Topo, apresentado por Mariana Amaro. O programa, que explora a trajetória de grandes empreendedores, trouxe insights valiosos sobre os desafios e estratégias da empresa, destacando a importância do relacionamento com o cliente como um dos pilares de seu sucesso.
Durante a entrevista, Grieco compartilhou sua visão sobre o futuro do setor financeiro e os impactos das novas tecnologias na experiência dos clientes.
Antes de ingressar na SumUp, Grieco acumulou experiência em diferentes áreas do mundo dos negócios. Ele iniciou sua trajetória profissional em startups, trabalhou com consultoria estratégica e fundou a Evobooks, startup de soluções digitais para educação.
Durante essa fase, enfrentou os desafios típicos do empreendedorismo. “Empreender é sempre uma montanha-russa”, relembra Carlos.
A experiência na Evobooks ajudou a moldar sua visão sobre gestão e inovação. A empresa passou por períodos de crescimento, mas também enfrentou dificuldades para obter investimentos. O cenário econômico desafiador no Brasil o levou a reavaliar sua trajetória, e, em 2017, ele recebeu o convite para integrar a SumUp.
Inicialmente, assumiu uma posição na área de marketing de performance, mas rapidamente se destacou e cresceu dentro da organização.
Atendimento humanizado suportado por tecnologia
Desde sua chegada ao Brasil, a fintech enfrentou um mercado altamente competitivo, dominado por grandes players do setor financeiro. Para se diferenciar, apostou em preços acessíveis, processos transparentes e atendimento humanizado. “Nós temos um valor muito forte, que é o cuidado pelo cliente”, destaca Grieco.
Para oferecer esse nível de serviço, a companhia investiu fortemente em tecnologia e automação. “O que a gente quer é usar o melhor meio para o cliente se comunicar e resolver o problema dele muito rápido”, explica.
A SumUp conta com o apoio da Salesforce, líder global em tecnologia de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM).
A implementação das ferramentas Sales Cloud, Marketing Cloud, Service Cloud, Mulesoft, Einstein, Tableau e Digital Engagement permitiu automatizar 80 mil conversas por bots mensalmente e atender mais de 400 mil interações via WhatsApp.
Os canais digitais representam mais de 70% das interações da empresa, totalizando quase 6 milhões de atendimentos anuais.
Além disso, a SumUp vem investindo na criação de um portal integrado para consultores utilizando o Salesforce Experience Cloud, ampliando ainda mais a personalização no atendimento ao cliente. O uso da inteligência artificial também tem sido um diferencial, permitindo respostas mais rápidas e assertivas às necessidades dos usuários.
Perspectivas e dicas para empreendedores
A fintech segue expandindo suas soluções e investindo em inovação. No Brasil, a empresa acompanha de perto as transformações no setor financeiro, especialmente o crescimento do Pix e das novas regulamentações do Banco Central.
Grieco destacou que a SumUp tem incorporado essas mudanças em sua estratégia de produtos para garantir maior acessibilidade e eficiência para seus clientes.
Outro ponto abordado foi a importância da diversificação de serviços. A SumUp tem ampliado sua atuação para além das maquininhas, oferecendo soluções bancárias e de crédito que atendem às necessidades dos pequenos empreendedores.
De acordo com Grieco, esse é um caminho natural para a empresa, que busca facilitar cada vez mais a vida de seus clientes.
Planejamento
Durante o podcast, Grieco compartilhou conselhos valiosos para aqueles que estão iniciando no mundo do empreendedorismo. Ele destacou a importância de um bom planejamento financeiro, a necessidade de testar constantemente novas ideias e a relevância de desenvolver uma equipe forte e bem estruturada.
Segundo ele, “produto você desenvolve testando e não achando e implementando”, reforçando a necessidade de validar hipóteses antes de grandes investimentos.
O CEO da SumUp também ressaltou a importância de ser resiliente e manter um olhar atento às oportunidades do mercado. Além disso, recomendou a quem deseja ter sucesso como empreendedor a busca de conhecimento sobre o tema, indicando, entre suas principais fontes de inspiração, o livro What Got You Here Won’t Get You There, de Marshall Goldsmith, publicado no Brasil com o título de Reinventando seu Próprio Sucesso.
Saiba mais sobre a trajetória de Carlos Grieco e da SumUp assistindo à entrevista dele no podcast Do Zero ao Topo.
The post CEO destaca papel do CRM no sucesso da SumUp, avaliada em 8,5 bilhões de euros appeared first on InfoMoney.