A eletrificação alcançou o mundo das picapes. Não à toa, diversas montadoras já desenvolveram versões híbridas ou elétricas de seus modelos, como Ford, Toyota, Ram e Chevrolet. Vendo esse movimento de mercado, a Nissan também está se preparando para eletrificar sua picape Frontier.
- Nissan confirma novo carro elétrico e mais novidades para encarar chinesas
- Nissan começa a produzir novo Kicks no Brasil; veja 5 curiosidades
Ao mesmo tempo, a empresa está de olho em uma possível unificação entre o modelo citado e a Navara, outra picape de porte médio da marca vendida em mercados internacionais, como Ásia e Austrália.

O Diretor de Planejamento da Nissan para as Américas, Ponz Pandikuthira, falou recentemente ao Motor Trend que “eletrificar a Frontier é essencial para o futuro da marca”. Segundo o executivo, para a picape se manter relevante e atender os padrões de emissões, um sistema híbrido será necessário.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ele também acrescentou que um sistema híbrido plug-in faria mais sentido, “para manter todo o espectro de uso”, garantindo uma boa rodagem mista, capacidade de reboque, um bom consumo de combustível e ainda assim manter a robustez de uma picape média.
Pandikuthira não forneceu detalhes sobre o sistema PHEV que será usado na Frontier. A marca já oferece vários modelos com seu híbrido E-Power, mas ainda não oferta nenhum veículo híbrido plug-in.

Sabe-se que a Nissan está preparando uma versão híbrida plug-in do SUV Rogue, provavelmente pegando emprestado a configuração do Mitsubishi Outlander PHEV, com um motor 2.4 a gasolina em conjunto de outros dois elétricos. No entanto, este sistema gera apenas 248 cv, o que pode não ser suficiente para uma possível Frontier híbrida.
Ainda não há uma data para a chegada da nova picape, mas de acordo com o Diretor da Nissan para as Américas, isso não deve ocorrer antes de 2028. Em meio a isso, há uma enorme crise financeira atingindo os planejamentos da Nissan, que pode mudar tudo do dia para a noite.
Unificação das picapes médias da Nissan
Além de analisar uma possível versão PHEV, Ponz Pandikuthira também revelou que pretende fundir as picapes Frontier e Navara e um único modelo. “Idealmente, gostaríamos de ter uma solução de convergência global”, disse ele à Motor Trend.

Este novo modelo seria baseado em uma plataforma totalmente nova projetada para suportar diversos trens de força, incluindo motores a combustão tradicionais e PHEVs.
Leia Também:
-
10 carros, SUVs e picapes mais vendidos do Brasil em março de 2025
- 5 picapes que serão lançadas no Brasil em 2025
Leia a matéria no Canaltech.