
O bilionário Stanley Druckenmiller voltou a criticar publicamente a nova política tarifária dos Estados Unidos, liderada pelo presidente Donald Trump. Em uma rara publicação na rede social X, neste domingo (6), o fundador do Duquesne Family Office afirmou: “Não apoio tarifas acima de 10%.”
A declaração relembrou uma entrevista concedida por Druckenmiller à CNBC em janeiro, na qual classificou tarifas acima do patamar atual como prejudiciais. “Enquanto nos mantivermos na faixa dos 10%, os riscos são superestimados em relação aos benefícios”, disse à época. Ele também considerou os tributos sobre importações como um imposto ao consumo, parcialmente pago por estrangeiros.

Jamie Dimon alerta para fragmentação “desastrosa” com tarifas e pede resolução rápida
“Quanto mais rápido esse problema for resolvido, melhor, porque alguns dos efeitos negativos aumentam cumulativamente ao longo do tempo e seriam difíceis de reverter”, escreveu Dimon em sua carta anual aos acionistas

Bill Ackman: Trump deve pausar tarifas para evitar “inverno nuclear econômico”
Investidor bilionário critica imposição de tarifas a mais de 180 países e pede pausa de 90 dias para evitar colapso da confiança empresarial
O post marca um distanciamento explícito de Druckenmiller em relação ao plano tarifário de Trump, que impôs uma taxa mínima de 10% sobre produtos de quase todos os países, com alíquotas que podem chegar a 50% em alguns casos.
Desde o anúncio das novas tarifas, os mercados globais acumulam fortes perdas, as maiores desde a pandemia de Covid-19. Apesar disso, aliados de Trump minimizaram os possíveis impactos. “Não acredito que os consumidores dos EUA sentirão grandes efeitos”, afirmou Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca.
Trump defendeu a medida em sua rede Truth Social: “Aguentem firme. Não será fácil, mas o resultado final será histórico”, falou. No domingo, o presidente americano reiterou que não voltará atrás, tratou as tarifas como “remédio” e disparou: “Esqueçam os mercados por um segundo”.
Druckenmiller, que apoiou Nikki Haley nas primárias republicanas, declarou no ano passado que não pretendia votar em Trump ou Kamala Harris nas eleições.
The post Em raro post, Druckenmiller rejeita escalada tarifária defendida por Trump appeared first on InfoMoney.