Uma picape focada no trabalho pesado, capaz de tracionar até 4.500 kg. Essa é a Ford Ranger Super Duty, que foi anunciada recentemente na Austrália. Em comunicado oficial divulgado pela divisão australiana, a montadora destaca que o modelo é capaz de “rebocar mais do que qualquer de fábrica”.
- Relacionadas
A expectativa era que o modelo usasse o mesmo motor da esportiva Ranger Raptor, mas a Ford optou pelo mesmo 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv disponível no Brasil.
Porém, segundo a montadora, o conjunto foi atualizado para atender a normas de emissões para uso pesado. Dados de potência e torque pós-adaptações ainda não foram divulgados, mas a transmissão segue a mesma automática de dez velocidades.
A Ranger reforçada tem altura maior que o modelo convencional, bitola mais larga com para-lamas alargados e vem equipada com novos pneus para todos os terrenos, com 33 polegadas. Outra novidade é um para-choque dianteiro de aço montado no chassi, pontos de fixação para luzes adicionais, além de uma placa de proteção dianteira. Um detalhe estético é o nome “Super Duty” em destaque no capô.

Autêntica Super Duty
“Nós testamos nossas picapes até o limite para garantir o título de Super Duty. Por exemplo, criamos um teste de lama ainda mais desafiador para simular trabalho em minas. A Ranger Super Duty teve que continuar funcionando mesmo com 600 kg de lama presos na parte inferior”, detalhou o vice-presidente de desenvolvimento avançado de produtos da Ford, Jim Baumbick.

Um tanque de combustível de 130 litros é mais um diferencial desta Ranger. O mesmo vale para os diferenciais bloqueáveis dianteiro e traseiro, além de chassi reforçado para suportar o reboque, e ainda balanças integradas que estimam a carga na caçamba.
O modelo também foi confirmado para a Nova Zelândia e Tailândia, e será vendido a partir de 2026.
