Nesta segunda-feira (21) faleceu o papa Francisco aos 88 anos e relembramos o dia em que o pontífice visitou o Brasil em julho de 2013 e foi transportado em um modesto Fiat Idea 1.6 Essence 2012.
Os bastidores da escolha desse exato modelo mostram o quanto a simplicidade era seguida à risca pelo papa. Em entrevista ao canal A Roda, Ricardo Dilser, que em 2013 era assessor da Fiat e atualmente é gerente de imprensa da Volkswagen, conta como foi preparar o carro “mais simples possível” para o papa.
- Relacionadas
A Fiat italiana tem um certo laço com o Vaticano e foi quem começou as tratativas com o Comissariado do Vaticano para realizar o transporte do papa no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013. A Fiat Brasil colocou toda a frota à disposição. “A gente separou os melhores carros que tínhamos na frota e todos blindados”, conta Dilser.
Porém o desejo do papa era andar de carro popular. “Como só tínhamos modelos em versões topo de linha, tivemos que correr na Localiza para alugar o Idea Essence, a versão mais simples que eles tinham disponível”, diz Dilser, que reforça que os vidros traseiros não eram elétricos e o papa teve que abri-los na manivela.
Em entrevista ao site Sobre Rodas, o então diretor de comunicação da Fiat, Marco Antônio Lage, relembra que foi o próprio papa Francisco que escolheu o Idea para o percurso do aeroporto do Galeão ao centro do Rio, pois o modelo oferecia uma ampla área envidraçada e porque permitia baixar quase todo o vidro traseiro.
A intenção do papa era ver e ser visto pelos fiéis e isso foi mais que atendido naquele dia. O motorista do carro oficial que levava o papa para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro errou o caminho e foi parar em um trecho lotado de fiéis na Avenida Presidente Vargas. Isso permitiu que centenas de pessoas pudessem se aproximar do Idea, para desespero dos seguranças e policiais ao redor.
Por causa disso, o carro sofreu pequenas avarias na lataria, que estão até hoje no carro. “Quando carro voltou pra Fiat recebi o pedido do Lage pra comprar imediatamente esse Idea da Localiza e assim foi feito”, conta Dilser.

O carro está atualmente no acervo da Fiat em Betim, Minas Gerais, e está imaculado com todos os amassados para ser uma lembrança dessa visita icônica do papa Francisco ao nosso país. “Enquanto eu cuidava do acervo eu não deixava ninguém sentar no banco traseiro e assim realmente preservar o Fiat Idea do Papa Francisco”, conclui Dilser.