A Samsung deve abandonar o uso do nome Exynos em seus processadores, de acordo com informações publicadas pelo perfil @Vhsss_God no último domingo (30). A alteração pode ser aplicada já na próxima geração de chips topo de linha, chamados até o momento de Exynos 2600.
- O que é silício e por que os microchips são feitos desse material?
- Qual é o melhor celular Samsung para comprar?
Segundo a postagem, a empresa “não quer mais usar Exynos nem Snapdragon”. Isso significa que, além de mudar o nome dos seus próprios chips, a Samsung pretende usar apenas plataformas próprias em todos os celulares da linha Galaxy S26.
A empresa tem feito esforços para aumentar a qualidade de seus chips nos últimos anos, mas encontra dificuldades nas linhas de produção. Alguns modelos da linha Galaxy S25 deveriam ter trazido o Exynos 2500, mas o baixo aproveitamento dos semicondutores obrigou a Samsung a usar o Snapdragon 8 Elite em todos os celulares.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Além disso, mesmo as plataformas que chegaram ao mercado sofreram com problemas de confiabilidade e superaquecimento em anos anteriores, o que pode ter afetado a reputação do nome Exynos.
O uso de chips desenvolvidos pelas próprias fabricantes de celulares tem se tornado mais comum entre as gigantes, como a Apple e a Huawei. Rumores apontam que a Xiaomi também tenta trilhar esse caminho, ainda que a passos mais lentos.
Samsung prepara plataformas de 2 nanômetros
De acordo com fontes internas, a Samsung estaria em uma posição mais confortável no desenvolvimento de plataformas de 2 nanômetros. O equivalente ao Exynos 2600, de nome ainda desconhecido, pode inaugurar a nova arquitetura.
O sucesso da nova tecnologia pode ser considerado essencial para que a Samsung possa rivalizar com a Apple no desempenho de seus celulares, já que os próximos iPhones devem trazer plataformas A de 2 nanômetros.
Por outro lado, a Samsung ainda estaria com dificuldades no desenvolvimento do processo SF 1.4, de 1,4 nanômetros, a ponto de a companhia cogitar o abandono dessa tecnologia no momento.
Ainda não foi divulgada uma data para o lançamento da linha Galaxy S26 com os novos chips, mas os celulares devem chegar por volta do mês de janeiro de 2026. A Samsung não deu declarações oficiais sobre o tema.
Leia mais no Canaltech:
- Novo celular da Motorola carrega em 9 minutos o suficiente para um dia todo
- Samsung não deve lançar dobrável triplo no Brasil, sugere listagem
- Samsung vai adiar Galaxy S25 Edge após morte de executivo, revela site
Será que o Galaxy A56 é tão melhor que o antecessor? Veja no vídeo abaixo:
Leia a matéria no Canaltech.