
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera “razoável” o pedido da Argentina por um desembolso inicial de 40% do novo programa de empréstimo de US$ 20 bilhões que está negociando com a instituição financeira global, disse a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, à Reuters nesta segunda-feira (31).
“É uma solicitação razoável. Eles fizeram por merecer, dado o seu desempenho”, disse Georgieva em uma entrevista ao Reuters NEXT Newsmaker, citando os esforços do país para finalmente realizar reformas econômicas há muito esperadas.
Leia mais: Pobreza na Argentina cai 14,8% com desaceleração de preços no governo Milei
Georgieva disse esperar que as negociações com a Argentina sejam concluídas antes das próximas reuniões do FMI e do Banco Mundial em Washington, de 21 a 26 de abril. Os mercados estão observando atentamente as negociações, disse ela.
O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, falou publicamente sobre o pedido por um grande desembolso inicial do programa do FMI no domingo.
Leia mais: Acordo com FMI, eleições e reservas baixas do BC: Argentina vive “estresse” cambial
Caputo disse que o país eliminou o déficit fiscal e cortou os gastos públicos, e que o governo está trabalhando para aumentar as reservas do banco central e começar a eliminar as restrições cambiais que são um obstáculo a negócios e investimentos.
Georgieva disse que as negociações em nível de equipe ainda estão em andamento, mas expressou confiança de que um acordo pode ser alcançado para um programa de quatro anos que se seguirá ao acordo de empréstimo anterior de US$44 bilhões assinado em 2018.
Uma vez que seja alcançado esse acordo técnico, ele ainda precisa ser aprovado pela diretoria executiva do FMI.
The post FMI diz que pedido da Argentina por desembolso de 40% do novo empréstimo é “razoável” appeared first on InfoMoney.