
O CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, afirmou nesta quarta-feira (9) que a economia dos Estados Unidos provavelmente está se aproximando de uma recessão, à medida que as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump pressionam os mercados financeiros. O comentário foi feito durante entrevista ao Mornings with Maria, da Fox Business.
Com o acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, o mercado voltou a registrar forte aversão ao risco nas negociações da manhã. Ações e títulos foram vendidos de forma agressiva, derrubando os contratos futuros e elevando os rendimentos dos papéis diante das crescentes preocupações com a estabilidade financeira e econômica provocadas pela escalada de tensões entre os dois países.
Dimon pediu progresso rápido nas negociações comerciais com os parceiros comerciais dos EUA para acalmar os mercados, que foram afetados pelos anúncios de tarifas.
Leia mais: Jamie Dimon alerta para fragmentação “desastrosa” com tarifas e pede resolução rápida
“Acho que [uma recessão] é um resultado provável, porque os mercados, quero dizer, quando você vê uma queda de 2.000 pontos [no Índice Industrial Dow Jones], isso meio que se autoalimenta, não é?”, disse Dimon no programa “Mornings With Maria”, da Fox Business. “Faz sentir que está perdendo dinheiro da sua aposentadoria. Você precisa cortar gastos.”
Economistas do JPMorgan aumentaram o risco de uma recessão nos EUA e no mundo neste ano de 40% para 60% depois que Trump revelou as barreiras comerciais.
No mais recente desdobramento das tensões comerciais, a China anunciou a imposição de uma tarifa de 84% sobre todos os produtos americanos — um salto de 50 pontos percentuais em relação ao patamar anterior — em resposta à entrada em vigor das tarifas recíprocas dos EUA em escala global.
(Com Reuters)
The post Jamie Dimon vê recessão como “resultado provável” das tarifas de Trump appeared first on InfoMoney.