Presidente da Warner Bros. Discovery, David Zaslav tem algo de amargurado – como se fosse aquela pessoa que chega em uma festa e acaba com a diversão. Um tanto sem rumo, cancela e aprova projetos do estúdio sem muita profundidade e vai transformando o grupo em algo sem muita personalidade. Exemplo disso é tudo o que aconteceu com Looney Tunes: O Filme – O Dia que a Terra Explodiu, estreia no Brasil nesta quinta-feira, 24.
O longa, afinal, obviamente é um projeto interno da Warner, casa de personagens como , por exemplo, são infantis demais, já a Pixar tem se comunicado excessivamente com os mais velhos. Em uma espécie de “rebranding suave”, os Looney Tunes encontram o caminho do meio nessa história toda, se equilibrando bem entre aquela necessidade de saudosismo do que era no passado e a obrigação de se reinventar para o futuro.
Caminho acertado que outros desenhos do século passado, como Scooby-Doo, Pica-Pau e toda a trupe de personagens de Hanna-Barbera, ainda não encontraram.
Muito disso é por conta da história bem sacada. O Dia que a Terra Explodiu mostra Patolino e Gaguinho, amigos e quase irmãos criados por um fazendeiro com ares dos personagens de Bob Esponja, que precisam se virar após a morte do “pai”. E é nesse cenário que um alienígena solitário começa a infectar pessoas por meio de uma contaminação global. E isso não é feito com uma doença, invasores ou lavagem cerebral. É feito com um chiclete.
Essa ameaça diminuta, que ganha uma reviravolta divertida no final, ajuda a colocar Patolino e Gaguinho nesse novo patamar. É uma aventura honesta e divertida, com piadas que vão desde uma paixão avassaladora de Gaguinho até Patolino incomodado com o tal “chiclete” mexendo em sua boca – e reclamando que nem chamou para um encontro antes.
Looney Tunes: O Filme – O Dia que a Terra Explodiu é um filme com potencial de agradar a qualquer um. Menos, claro, David Zaslav, que continua apostando em projetos furados e sem mostrar a que veio dentro da Warner Bros. Discovery. E tem mais: um outro filme dos Looney Tunes foi engavetado recentemente e também resgatado pela Ketchup. É Coiote vs. Acme, com previsão de lançamento para 2026 – e que promete ser ainda mais divertido.