O Grupo Geely, que comanda marcas como Volvo, Lotus e Zeekr, está trabalhando para levar mais uma marca para o Brasil. Trata-se da Lynk&Co, marca criada em 2016 para vender SUVs híbridos com plataforma compartilhada com a Volvo e preços mais baixos do que os praticados pela marca sueca. E o objetivo é, justamente, vender SUVs híbridos no Brasil.
Enquanto a Volvo tem operação exclusiva no Brasil e a marca Geely fechou acordo para usar a estrutura da Renault no Brasil, a Lynk&Co está sendo estruturada para o Brasil como um braço da operação da Zeekr para a América Latina.
- Relacionadas
Esse é um movimento, na verdade, global: faz poucos meses, a Zeekr assumiu o controle da Lynk&Co dentro do Grupo Geely. Essa mudança fez as metas de vendas da Lynk&Co fora da China aumentar. Entre 2021 e 2024, a marca teve cerca de 80.000 carros vendidos fora da China.
Agora, há metas mais altas, especialmente para Europa e Oriente Médio, e pretendem fechar o ano com 200.000 carros vendidos fora da China.
Uma diferença importante entre as operações da Zeekr e da Lynk&Co no Brasil será a preocupação com o volume de vendas. Marca de luxo, a Zeekr está se estabelecendo no Brasil como uma marca de nicho, sem uma meta de vendas estabelecida. Isso não poderá acontecer com a Lynk&Co, que tem carros capazes de concorrer com os BYD e GWM.
A gama de produtos começa pelo SUV compacto Lynk&Co 06, com 2,64 m de entre-eixos e feito sobre a plataforma BMA da Geely e ainda inclui o modelo 08, com 2,85 m de entre-eixos e feito a partir da plataforma CMA Evo do Volvo EX40, o 09 (2,98 m), com a base SPA do XC90 e que em breve terá o SUV grande 900 com 3,16 m de entre-eixos (equivalente ao Zeekr 7X).

Os Lynk&Co menores usam ou o motor três cilindros 1.5 turbo que já foi usado pela Volvo no Brasil, ou aplicações híbridas plug-in dele, mas os carros maiores utilizam variações do quatro-cilindros 2.0 turbo que embala as versões híbridas dos Volvo XC60 e XC90.
Estes motores são, na verdade, um dos pilares do Grupo Geely. A Volvo abandonou o 1.5 turbo no Brasil por conta das regras de emissões, mas suas marcas irmãs, Geely e Lynk&Co, caminham para garantir sua homologação no mercado brasileiro.
A operação brasileira da Lynk&Co ainda está sendo estruturada. A empresa busca desenhar uma redes de concessionárias maior (a Zeekr tem seis pontos de venda no Brasil atualmente) e ainda terá de iniciar todo o processo de homologação dos carros antes da sua estreia no Brasil, que poderá acontecer mais para a segunda metade de 2026. A empresa pensa grande: como o volume de vendas será importante, uma operação de montagem dos carros no Brasil também está sendo avaliada.