
Elon Musk, bilionário e conselheiro presidencial, criticou duramente o assessor de comércio da Casa Branca, Peter Navarro, chamando-o de “mais burro que um saco de tijolos”, em meio a uma disputa sobre a política tarifária do ex-presidente Donald Trump que ganhou força nas redes sociais nesta terça-feira (8).
Em uma série de publicações na plataforma X, de sua própria empresa, Musk chamou Navarro de “um verdadeiro idiota” e zombou do conselheiro por já ter citado o trabalho de “Ron Vara” — um especialista fictício cujo nome é um anagrama do próprio Navarro.
As declarações foram mais um capítulo da crescente troca de ataques entre os dois, iniciada após Trump anunciar na semana passada a imposição de uma tarifa mínima de 10% sobre a maioria das importações. Medidas adicionais serão aplicadas a cerca de 60 países com os quais os EUA mantêm déficits comerciais mais elevados. A decisão foi vista como uma vitória política para Navarro, defensor de medidas comerciais agressivas com o objetivo de impulsionar a indústria doméstica.
Logo após o anúncio, Musk ironizou o diploma de Navarro em economia por Harvard, dizendo que isso “é ruim, não bom”, e criticou o conselheiro por nunca ter fundado empresas por conta própria.
Em entrevista à CNBC, Navarro rebateu dizendo que as críticas não surpreendem, vindo do CEO da Tesla, a quem classificou como “um montador de carros” que utiliza peças de outros países.
“Quando se trata de tarifas e comércio, todos nós na Casa Branca — e o povo americano — entendemos que Elon é um fabricante de carros, mas não é um fabricante de carros. Ele é um montador”, disse Navarro.
“Ele é um cara dos carros. É isso que ele faz, e quer peças estrangeiras baratas”, completou.
As declarações provocaram nova reação de Musk, que, além dos ataques pessoais, defendeu a Tesla como “o fabricante de automóveis mais verticalmente integrado dos Estados Unidos, com o maior percentual de conteúdo nacional”.
A disputa entre aliados próximos de Trump ocorre em um momento de crescente frustração entre empresas, governos e entidades comerciais diante da incerteza sobre como negociar reduções nas tarifas impostas. As novas tarifas para países selecionados entram em vigor após a meia-noite.
Trump afirmou que está aberto a acordos, desde que obtenha concessões adequadas, buscando alívio tanto para tarifas quanto para barreiras não tarifárias, como regulamentações e manipulação cambial.
©2025 Bloomberg L.P.
The post “Mais burro que um tijolo”: Musk xinga e escancara atrito com assessor de Trump appeared first on InfoMoney.