Já aconteceu no passado, continua ocorrendo e vai seguir assim para sempre: seja por inspiração, homenagem, coincidência, ou plágio mesmo, Marvel Comics e DC Comics sempre terão alguns personagens, artefatos, entidades, eventos e outras similaridades — embora a diferença primordial de “humanos querendo ser deuses” e “deuses querendo ser humanos” esteja acima de tudo. E eis que mais uma “semelhança” acaba de nascer, com a Casa das Ideias gerando sua própria versão de um poderoso elemento da rival, um pilar do Universo DC.
- Saiba como Marvel e DC superaram a fadiga dos super-heróis nas HQs
- Marvel vs DC: saiba por que demorou 22 anos até esse mais importante crossover
Atenção para spoilers de Deadpool #13!
Neste caso, até dá para compreender um pouco a razão de isso ter acontecido novamente, pois o elemento em questão foi criado por nada menos do que Jack Kirby, autor que esteve presente na fundação de diversos conceitos, artefatos, elementos e entidades cósmicas, tanto do Universo DC quanto do Universo Marvel.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No início dos anos 1970, Kirby, que vivia brigando com Stan Lee e estava de saco cheio da Marvel, foi trabalhar na empresa rival, onde criou a épica Saga do Quarto Mundo, entre outras. O Quarto Mundo de Kirby foi espalhado em quatro livros diferentes e, embora cada um pudesse ser lido separadamente, quando reunidos, contavam uma história grandiosa e cósmica sobre a luta entre o bem e o mal nos planetas de Nova Genesis e Apokolips.

Assim nasceram os deuses bondosos liderados pelo Pai Celestial em Nova Gênesis e os deuses malignos comandando por Darkseid de Apokolips. Kirby se inspirou em uma variedade de inspirações para Darkseid, e todas essas influências se uniram para criar um dos vilões mais memoráveis da história da DC.
E um dos elementos mais interessantes relacionados a Darkseid é sua busca eterna pela Equação Anti-Vida, que, embora suas características tenham mudado ao longo das décadas, tem um propósito fundamental: minar o livre-arbítrio de uma pessoa e transformá-la em um escravo obediente de seu portador — ou seja, ela os transforma em zumbis.
A Equação Anti-Vida é um dos pilares cósmicos da DC, e está presente em basicamente todas as principais maiores sagas da editora. E a Marvel Comics acaba de criar sua própria versão disso.
Qual a versão da Marvel para a Equação Anti-Vida?

Em Deadpool #13, lançado recentemente, Deadpool e sua filha estão à procura de um novo vilão do Universo Marvel conhecido como Death Grips, que aproveitou os poderes da lendária Espada Muramasa para tentar vencer a morte.
Enquanto Death Grips tenta aprender mais sobre seus novos poderes, ele mata um grupo de guerreiros enviados em seu encalço. E, ao ficar sobre os corpos mortos, ele libera “o dom da não-vida”: o vilão, então, transforma os soldados anteriormente falecidos em um exército de mortos-vivos para lutar contra Deadpool e Daughters.
Ainda veremos mais sobre o desenvolvimento desse conceito no desenrolar da história de Deadpool, e possivelmente, em mais tramas nos futuro. Contudo, mesmo que a Marvel possa até tentar negar — algo que nem mesmo deva acontecer —, não dá para deixar de associar um poder de “não-vida”, que causa o mesmo efeito, à Equação Anti-Vida.
Leia a matéria no Canaltech.