A BYD parece estar cada vez mais focando no segmento de superesportivos eletrificados e, para isso, está usando a sua marca Denza. A novidade da vez é o Denza Z, um cupê de duas portas e quatro lugares com proporções semelhantes ao Porsche 911.
- Relacionadas
Pode ser mera coincidência, mas os chineses parecem ter como foco justamente a marca de Stuttgart. Além da possível rivalidade que surgirá entre o Z e o 911, a Denza já tem um modelo em sua linha para rivalizar com um Porsche. Nesse caso, estamos falando do Z9 GT, modelo que é vendido nas carrocerias sedã e perua, e tem versões elétricas e híbridas, algo semelhante ao que acontece com o Porsche Taycan.
Voltando ao Denza Z, ele foi apresentado no Salão de Xangai, na China, como um conceito. Mas só de olhar para o carro é possível ver que ele é, praticamente, uma versão de produção, o que torna pouco provável que ele não seja lançado de fato.
No design, o que mais chama atenção no Z é sua grande asa traseira. Já seu perfil é um pouco mais esguio, se comparado ao Z9 GT, com para-lamas mais encorpados. Enquanto isso, na dianteira, os faróis têm um desenho semelhante ao do irmão, porém são mais arredondados. No para-choque há uma grande abertura para a passagem de ar, com um divisor igualmente grande.
A BYD não fez questão de dar muitas informações sobre o esportivo, mas podemos supor algumas coisas pelo o que já foi informado. Por exemplo, é bem provável que estejam planejando lançá-lo com recursos avançados de condução autônoma, uma vez que a sua direção é steer by wire, eliminando qualquer tipo de conexão mecânica entre as rodas e o volante, podendo recolhê-lo completamente para dentro do painel, liberando mais espaço para a cabine enquanto o carro pilota sozinho.

Outro detalhe que chamou a atenção é a suspensão de duplo braço. Ela usa o sistema DiSus-M, que ajusta continuamente os amortecedores de acordo com as condições do piso através de um fluido magnetorreológico. Segundo a Denza, o tempo de resposta desse sistema é de 10 milissegundos.
Porém, não foi dito nada sobre os motores do Denza Z. Sabemos que ele será elétrico, logo, é possível que ele traga algo semelhante ao Z9 GT, que em sua configuração mais potente tem três motores elétricos e 956 cv de potência.

Ainda sem data de estreia, o Z é mais um modelo do projeto ambicioso da Denza. A marca chegará ao Brasil e Europa ainda esse ano, com o Z9 GT. E a BYD parece ter total confiança de que os carros da marca luxo tem total condição de bater de frente com os esportivos da Porsche, BMW e da ex-parceira Mercedes-Benz.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Recentemente, Stella Li, chefe da BYD, fez a seguinte declaração provocando as marcas tradicionais: “Esse carro (Denza Z9 GT) é 10 vezes melhor do que os concorrentes. Temos atributos que marcas clássicas não têm.”