A Academia Brasileira de Cinema confirmou que a 24ª edição do , foi uma das 345 que se inscreveram normalmente para concorrer ao Grande Otelo.
“Que ano esse para o cinema brasileiro! Das participações e prêmios nos mais importantes festivais como Cannes, Veneza e Berlim, ao Oscar, nosso cinema viajou pelo mundo. E, mais importante que tudo, está reconquistando o nosso próprio público. A 24ª edição do Prêmio Grande Otelo será o lugar onde celebraremos esses filmes e séries incríveis que fizemos durante o ano. Celebrados por nós mesmos”, destacou Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia.
Nas redes sociais, críticos e fãs questionaram a decisão da Academia Brasileira de Cinema, que foi chamada de desnecessária e desrespeitosa com os demais profissionais envolvidos no filme, que poderiam ser reconhecidos entre os indicados.
ABSURDO? A Academia Brasileira de Cinema tomou a decisão de “celebrar” Ainda Estou Aqui, Walter Salles e Fernanda Torres os homenageando no Prêmio Grande Otelo. Entretanto, o filme fica INELEGÍVEL em todas as categorias, invisibilizando os demais profissionais. pic.twitter.com/rMUwNnJm9Q
— 𝙾𝙶𝙴𝙾́𝙶𝚁𝙰𝙵𝙾 🌎 (@OGeografo_) April 22, 2025
Academia Brasileira de Cinema anunciou os inscritos ao Prêmio Grande Otelo sem Ainda Estou Aqui – o vencedor do Oscar vai de hors-concours. Acho uma tremenda cagada. Nada a ver uma coisa com a outra. Jamais saberemos a avaliação do filme nas categorias todas. Desnecessário.
— paulo junior (@paulo__junior__) April 22, 2025
Eu não tenho adjetivos para descrever o quão ruim e inacreditável é a decisão da Academia Brasileira de Cinema de não permitir que “Ainda Estou Aqui” concorra nas diversas categorias do Prêmio Grande Otelo.
“Ah, mas ia levar quase tudo”.
QUE LEVASSE! Não merece? Pois então!— Lucas Coutinho (@LucasCoutinho14) April 22, 2025
O Prêmio Grande Otelo conta ao todo com 30 categorias, sendo 29 decididas por um júri técnico e uma para o voto popular. Longas-metragens, curtas e séries concorrem em categorias separadas por gênero, como drama, comédia, documentário, animação, longa-metragem infantil e ibero-americano. Além disso, também há categorias para direção de arte, fotografia, figurino, maquiagem, som, montagem e efeitos visuais.
Em 2024, O Sequestro do Voo 375 foi o mais premiado, com seis troféus. Pedágio, de Carolina Markowicz, também teve destaque.
Ainda Estou Aqui, além de conquistar o primeiro Oscar do Brasil, faturou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, de melhor atriz de drama no Globo de Ouro, para Fernanda Torres, e melhor filme ibero-americano nos Prêmios Goya. O longa está indicado a três categorias do Prêmio Platino 2025, cuja cerimônia será realizada no dia 27 de abril, em Madri.