Em homenagem à luta de Jorge Mario Bergoglio pelos mais pobres, a sala da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família na Câmara dos Deputados pode passar a se chamar “Sala Papa Francisco”. Esse é o objetivo de um projeto dos deputados federal Tabata Amaral (PSB-SP) e Ruy Carneiro (Podemos-PB), presidente do colegiado. A proposta foi obtida em primeira mão pela coluna.
“Por sua extraordinária contribuição para a promoção da dignidade humana, da paz mundial e da proteção ambiental, e por seu exemplo de liderança baseada na humildade e no serviço, o Papa Francisco merece esta homenagem, que reconhece sua importância como figura inspiradora para pessoas de todas as crenças e culturas ao redor do mundo”, escreveram os parlamentares no projeto.
O texto precisa de maioria simples em plenário para ser aprovado. Mas a proposta já conta com apoio de parte dos deputados, e pode ser aprovada apenas com votação simbólica, por se tratar de uma homenagem com empatia popular.
Os deputados pretende protocolar o projeto ainda nesta quarta-feira, e conversar logo em seguida com o presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre pautar a votação em plenário.