Imagine se a vida imitasse a arte e nosso nariz começasse a crescer todas as vezes que contamos mentiras, como acontece em “Pinóquio”? Certamente, até o final da vida teríamos um narizão! Ou será que o certo é dizer “narigão“? Se você também se confunde com o aumentativo de nariz, o GUIA DO ESTUDANTE te ajuda.
A forma mais correta, segundo os dicionários e o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), é “narigão”. O “narizão” sequer está registrado, ainda que seja bastante comum e aceito em contextos informais.
Para quem não simpatiza muito com o “narigão”, existe uma versão alternativa: “narilão”! Ambos, segundo o dicionário Michaelis, dizem respeito a um “nariz muito grande”.
Orgulho nasal!
Em tempos de rinoplastia, vale dar um passo para trás e agradecer à natureza se você tiver um nariz um tanto… avantajado. Em 2017, cientistas descobriram que o tamanho dos narizes tem uma explicação evolutiva: grupos étnicos de regiões mais frias têm o nariz estreito e longo, necessário para aquecer o ar e umidificá-lo até a temperatura ideal para o pulmão.
Já grupos de regiões quentes, mais próximas da linha do Equador, tem nariz mais largo e curto, já que o ar nesses locais já é naturalmente mais aquecido.
Ou seja, pode ser graças ao narigão de seus antepassados que você chegou até aqui!
Exemplos
- Os amigos faziam piada por causa de seu narigão, mas ele não se importava;
- Nem sempre narizes pequenos foram mais valorizados: ter um narigão já foi referencial de beleza!
- Acho muito bonito mulheres com um narilão. É charmoso.
- Você se lembra o nome daquele ator com um narigão?
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.