Donos de relógios da Samsung com Tizen não poderão mais baixar o Samsung Pay a partir de maio. Com a medida, quem usa o Galaxy Watch 3 e modelos anteriores, além dos dispositivos da linha Gear, deverão manter o aplicativo instalado para não perder a opção de fazer pagamentos por aproximação.
- Galaxy Watch 6 | Como funciona o pagamento por aproximação?
- Review Galaxy Watch 7 | O smartwatch da Samsung fica melhor a cada geração
A mudança foi informada aos usuários através de uma notificação no aplicativo Samsung Wallet, que concentra o Pay e outras ferramentas de autenticação da companhia, e não impacta smartwatches com Wear OS, como é o caso do Galaxy Watch 4 e gerações mais novas, incluindo a variante Ultra.
Segundo o comunicado, a partir de 31 de maio de 2025, os usuários não terão mais acesso ao download do Samsung Pay em relógios com Tizen. Confira a lista de modelos impactados:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Gear S2;
- Gear S3;
- Galaxy Watch (primeira geração);
- Galaxy Watch Active;
- Galaxy Watch Active 2;
- Galaxy Watch 3.
Vale ressaltar que a lista comporta apenas modelos antigos — o Galaxy Watch e o Galaxy Watch 3, por exemplo, foram lançados em 2018 e 2020, respectivamente.
App deve ser instalado até maio
A Samsung também informou que, para manter o uso do Samsung Pay nesses relógios, os usuários devem fazer o download da versão final do aplicativo, identificada pelo código 2.7.51, até 31 de maio de 2025.
“Você poderá continuar a usar a versão do Samsung Pay atualmente instalada no seu relógio, tendo consciência que a descontinuidade do serviço pode ocorrer devido à manutenção do aparelho ou se o dispositivo sofrer reset”, informou a Samsung.
No aviso, a empresa não explicou se o Samsung Pay deixará de funcionar por completo em algum momento. Contudo, ao considerar que o aplicativo não terá mais atualizações, é possível que algumas funções existentes deixem de funcionar corretamente no futuro.
Novos recursos também não devem ser liberados para o dispositivo com o fim do download.
Galaxy Store não terá mais apps para relógios com Tizen
O alerta chega a poucas semanas do encerramento da distribuição de aplicativos para relógios com Tizen pela Galaxy Store.
No ano passado, a Samsung informou que, a partir de setembro de 2024, deixaria de vender conteúdo pago para dispositivos sem Wear OS. Já a segunda etapa do processo entrará em vigor em 31 de maio de 2025, quando a Galaxy Store vai interromper a permissão para fazer novos downloads de conteúdo gratuito em relógios com Tizen.
Quem já obteve os itens, no entanto, poderá realizar a instalação posteriormente.
Todo suporte da Galaxy Store para os smartwatches antigos será cortado em 30 de setembro de 2025, quando a opção para baixar itens obtidos na conta será removida por completo.
Dessa forma, não será possível instalar novos itens. Contudo, os apps e temas baixados permanecerão no dispositivo até que sejam removidos manualmente pelo usuário.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Dá para usar o Galaxy Watch com qualquer celular Android?
- Como configurar um Galaxy Watch?
- Galaxy Watch 4, 5, 6 ou Ultra? Qual smartwatch da Samsung é melhor para você?
VÍDEO: O que você perde ao usar o Galaxy Watch sem um celular Samsung? O que deixa de funcionar no relógio?
Leia a matéria no Canaltech.