A Sony revelou que, a partir desta segunda-feira (14), o PS5 terá um aumento de preço em alguns países. De acordo com a vice-presidente do marketing global da SIE, Isabelle Tomatis, o acréscimo será visto na Europa e em países como o Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
No Reino Unido e na Europa, apenas a edição digital do console recebeu acréscimo no preço. Sendo vendido nos últimos anos pelo preço sugerido de 389,99 libras e por 449,99 euros, agora ele custará 429,99 libras e 499,99 euros — uma diferença de 10% e 11%, respectivamente. Por enquanto, nenhuma mudança foi feita no preço do PS5 padrão, PS5 Pro e nos acessórios.
Já na Austrália e na Nova Zelândia, a Sony traz um aumento tanto para a versão digital quanto para o PS5 comum. Na Austrália, o modelo padrão agora custará AU$ 829,95 e o digital será vendido por AU$ 749,95. Já os neozelandeses terão de pagar NZ$ 949,95 no modelo básico e NZ$ 859,95 no PlayStation 5 Edição Digital.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
De acordo com a Sony, a alteração se fez necessária com as mudanças que impactaram a economia global. Isso significa que estes talvez não sejam os únicos países a enfrentar um acréscimo no valor do PS5. No PlayStation Blog, a vice-presidente do marketing global da SIE revelou as razões para o aumento:
“Um ambiente econômico desafiador, incluindo uma alta inflação e taxas flutuantes de câmbio”, revela Isabelle Tomatis.

Apesar do aumento no preço do PS5, o leitor de disco (que pode ser utilizado na versão digital e no PS5 Pro) teve seu valor reduzido. Na Europa, ele agora tem o preço de 79,99 euros; no Reino Unido ele será vendido por 69,99 libras; na Austrália seu novo valor é de AU$ 124,95 e na Nova Zelândia o preço sugerido é de NZ$ 139,95.
Sony e os preços do PS5 no Brasil
Até o momento, a Sony não divulgou se aumentará o preço do PlayStation 5 no Brasil. Porém, considerando que o mercado global está sendo impactado pelas tarifas de Donald Trump, um acréscimo não é impossível e pode nos impactar em breve.
Levando em consideração que o valor já subiu na Europa e alguns países, é esperado que os Estados Unidos e a região das Américas também sofram com valores mais elevados. Ao menos é o que esperam os analistas do mercado.
“Eu ficaria muito surpreso se a Sony conseguisse manter os preços do PS5 estáveis nos EUA. Então sim, espero que ela aumente os valores, em algum momento, provavelmente quando estiver um pouco mais claro para onde as tarifas estão seguindo”, revela Dr. Serkan Toto, da consultoria japonesa Kantan Games ao CNBC.
Vale notar que recentemente a Sony anunciou reajuste nos preços da assinatura da PS Plus no Brasil. O plano mais caro do serviço agora está próximo dos R$ 700 anuais, o que deixou muitos jogadores e fãs frustrados nas redes sociais.
Não é de se estranhar a movimentação da SIE, já que eles perderam uma grande quantidade de dinheiro no momento em que as tarifas dos Estados Unidos entraram em vigor — junto a outras grandes fabricantes como a Nintendo e a SEGA. Pelo lado positivo, a companhia trouxe aos fãs The Last of Us Completo, que permite ter a experiência de sua história do início ao fim para poder acompanhar o retorno do seriado.
Vídeo: as tarifas dos Estados Unidos estão prestes a tornar todos os dispositivos de tecnologia mais caros. Nós do Canaltech discutimos o que esperar de preços para os próximos meses.
Leia a matéria no Canaltech.