Starship: veja como foi o 1º voo com sucesso do foguetão de Elon Musk
Lançador Super Heavy e a nave principal voltaram à Terra pela primeira vez após viagem fora do planeta

Lançamento histórico
O Starship, foguetão da SpaceX, levantou voo não-tripulado de Boca Chica, Texas, marcando um momento histórico com seu primeiro voo completo. Com isso, ele é o maior foguete da história a ir ao espaço.

Bom dia, Texas
O lançamento ocorreu sem atrasos às 7h50 no horário local (9h50 em Brasília) e com condições climáticas favoráveis.

Objetivos da missão
A ideia era que o Starship decolasse, soltasse o lançador acoplado Super Heavy, que deveria retornar a Terra logo em seguida, e, para finalizar, a espaçonave também deveria fazer seu retorno. A missão foi concluída com sucesso.

Retorno do Super Heavy
O lançador alcançou um marco ao retornar com sucesso ao Golfo do México. O Super Heavy se separou do foguete a 75 km de altitude, aos 3 minutos de voo.

Pouso do Starship
Após uma jornada de cerca de 1 hora e 10 minutos, a nave principal tocou o Oceano Índico. Apesar de sofrer danos a 55 km da superfície (incluindo a câmera), a nave enviou dados até pousar com sucesso, auxiliada pelo motor Raptor Vacumn.

Desafios superados
Esse foi o quarto voo teste da empresa, já que os últimos três anteriores falharam e os foguetes explodiram. Desta vez, após manutenções no Starship, as temperaturas não destruíram a espaçonave por inteiro, e a descida foi estável.

Visão de futuro
Elon Musk tem planos ambiciosos para o Starship, incluindo missões à Lua com a Nasa em 2025 e, eventualmente, viagens a Marte para possível colonização.

O que foi alterado na espaçonave?
A SpaceX implementou melhorias significativas no Starship, incluindo placas térmicas mais finas e ajustes de software e hardware, visando otimizar a performance e segurança.

CEO orgulhoso
“Apesar da perda de muitas placas e de um flap danificado, o Starship conseguiu pousar suavemente no oceano! Parabéns equipe @SpaceX pela conquista épica!!”, publicou Elon Musk em seu perfil oficial no X (ex-Twitter).

Quer saber mais sobre o voo do Starship?
