
As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, impulsionadas por papéis de montadoras e de materiais, com investidores digerindo um conjunto misto de balanços corporativos e avaliando a retórica comercial volátil dos Estados Unidos.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,36%, a 518,61 pontos, apagando perdas anteriores e ampliando um rali desta semana.
O setor de automóveis e peças liderou os ganhos com um salto de 1,9%, com a montadora francesa Renault avançando 4,4% depois de divulgar um pequeno aumento na receita do primeiro trimestre.
O setor de recursos básicos subiu 1%, registrando sua quarta sessão consecutiva de ganhos, devido à elevação dos preços do cobre, apesar de incertezas relacionadas às tarifas dos EUA.
A Casa Branca sinalizou na quarta-feira sua abertura para reduzir as tarifas abrangentes sobre a China. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que as altas tarifas entre os dois países não são sustentáveis, mas também ressaltou que uma redução não deverá ser feita unilateralmente.
“Neste momento, os mercados estão focados na possibilidade de um acordo ou não… o mercado só quer alguma certeza, seja ela certeza com um acordo ou certeza sem um acordo”, disse Geoff Yu, estrategista sênior de mercado da EMEA no BNY.
O presidente dos EUA, Donald Trump, também melhorou o clima mais amplo, recuando de sua série de críticas ao chair do Federal Reserve, Jerome Powell, que incluiu pedidos de remoção de Powell.
O índice de referência europeu recuperou mais da metade de suas perdas em relação à queda de quase 18% frente a recordes registrados neste mês, depois que as tarifas de importação de Trump provocaram temores de uma recessão global.
O setor de bancos limitou os ganhos gerais, com queda de 1%. O francês BNP Paribas caiu 2,1% depois que a instituição divulgou resultados trimestrais mistos.
O setor de telecomunicações também perdeu 0,8%, com a empresa finlandesa de telecomunicações Nokia caindo 9,4%, depois que a empresa não atingiu as expectativas de lucro do primeiro trimestre.
Em LONDRES, o índice Financial Times registrou variação positiva de 0,05%, a 8.407,44 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,47%, a 22.064,51 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,27%, a 7.502,78 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,96%, a 36.808,69 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,22%, a 13.179,70 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,61%, a 6.878,47 pontos.
The post STOXX 600 sobe com impulso de montadoras e materiais; política de Trump segue em foco appeared first on InfoMoney.