O iPhone Pro e Pro Max são conhecidos por serem os celulares mais poderosos da Apple, mas ainda não são tão populares quanto os iPhones “base”. Os modelos mais caros contam com diversas melhorias, como uma câmera adicional, tela com taxa de atualização de 120 Hz e bateria superior, mas é preciso colocar a diferença de preço na balança para decidir se vale a pena comprar um iPhone Pro ou Pro Max.
- Quais são as diferenças entre o iPhone 16 e o 16 Pro?
- Galaxy S25 Ultra ou iPhone 16 Pro | Qual é mais poderoso?
É importante frisar que, de acordo com a plataforma de monitoramento de preço Zoom, a diferença de preço de um iPhone 16 para um iPhone 16 Pro é de R$ 2.000, em média, por exemplo.
O que muda no iPhone Pro e Pro Max?
Antes de decidir se vale a pena investir em um iPhone Pro ou Pro Max, em vez de um modelo “base”, é preciso saber o que muda nos celulares mais caros.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Apple investe em diversas mudanças nos seus smartphones “super premium” para oferecer a melhor experiência possível em um iPhone. Desde um conjunto de câmera superior até uma bateria maior, as melhorias abrangem diversos aspectos do celular:
- Câmera de zoom óptico de 5x;
- Taxa de atualização de até 120 Hz;
- Processador mais poderoso;
- Bateria maior no iPhone Pro Max
- Tela maior no iPhone Pro Max;
- Construção em titânio;
- Gravação de vídeo em 4K a 120 fps;
- Armazenamento de até 1 TB.
Câmera de zoom óptico é grande diferencial
Sem dúvidas, uma das principais diferenças dos modelos Pro e Pro Max é a terceira câmera, que proporciona maior zoom sem perder a qualidade das fotos.
Com a lente adicional, o celular da Apple consegue registrar fotos com zoom óptico de até 5x e zoom digital de até 25x.
Dessa forma, os iPhones Pro e Pro Max são ideais para quem tira muitas fotos a longas distâncias ou filma shows, por exemplo.
Além disso, apenas nos iPhones mais caros é possível gravar vídeos em 4K a 120 fps. Ou seja, a melhor experiência de câmera em um iPhone é nos modelos Pro e Pro Max.
























Taxa de atualização de 120 Hz garante fluidez
Os iPhones “base” ainda são limitados a 60 Hz de taxa de atualização. Por outro lado, nos modelos Pro e Pro Max chegam em até 120 Hz com a tecnologia Pro Motion.
Para quem joga games FPS no celular ou faz questão de ter uma alta taxa de atualização no cotidiano, os iPhones Pro e Pro Max são os únicos celulares da Apple com a característica.
Tela e bateria maiores no iPhone Pro Max
As especificações de tela e bateria são maiores e mais avançadas nos iPhones Pro e Pro Max. Ou seja, este segmento da Apple também é para quem quer uma tela enorme e máximo de bateria em um iPhone. Há ainda o modelo Plus, lançado nas últimas gerações, que também oferecem uma boa autonomia, mas essa é uma particularidade mais comum nas versões mais caras.
Para efeito de comparação, no iPhone 16 Pro Max, a Apple garante a seguinte autonomia:
- 33 horas de reprodução de vídeo;
- 29 horas de streaming de vídeo;
- 105 horas de reprodução de áudio.

Já no quesito tela, o display do iPhone 16 Pro Max tem um painel de 6,9 polegadas com resolução de 2868 x 1320 pixels — a maior entre os iPhones.
Vale a pena comprar iPhone Pro ou Pro Max?
Com todas as diferenças em mente, é preciso analisar o tipo de uso para saber se vale a pena comprar os iPhones mais avançado.
Mudanças nas câmeras, tela e bateria são atrativos muito interessantes, mas com a diferença de preço de R$ 2.000, em média, é necessário que as melhorias do iPhone Pro e Pro Max façam realmente diferença para o usuário.
Leia mais:
- Quanto vale a pena pagar no iPhone 16 Pro em 2025?
- Quanto vale a pena pagar no iPhone 16 Pro Max em 2025?
- Review iPhone 16 Pro: o melhor que a Apple tem para oferecer em 2024
VÍDEO: Vale a pena comprar iPhones Pro ou Pro Max?
Leia a matéria no Canaltech.