Você (You) chegou ao fim após cinco temporadas nesta quinta-feira, 24. Os últimos episódios da série, um dos maiores sucessos da Netflix, mostraram o destino de Joe Goldberg, o stalker interpretado por Penn Badgley. Em entrevista ao Deadline, o ator explicou o desfecho polêmico do personagem e avaliou o final da série como “gratificante”.
Atenção! O texto contém spoilers. Não leia se não quiser saber o que acontece.
O que acontece no final de ‘Você’ (‘You’)?
A 5ª e última temporada de Você mostra Joe de volta a Nova York, agora casado com a herdeira Kate (Charlotte Ritchie), que conheceu em Londres na leva anterior de episódios. Joe aproveita o dinheiro e a influência de Kate para limpar sua imagem cercada por desconfianças. Ele retoma seu nome verdadeiro, a relação com o filho, e veste a máscara de um filantropo bem-intencionado.
Não demora muito para Joe conhecer mais uma mulher que se tornará o objeto de sua obsessão, Bronte (Madeline Brewer). A personagem funciona como a final girl da série, ou seja, a garota que sobrevive a uma série de assassinatos e confronta o criminoso.
É o que acontece na grand finale de Você. Após seduzir o stalker, usando das artimanhas empreendidas pelo próprio contra suas vítimas, Bronte é a responsável por colocá-lo atrás das grades. Ela se recusa a matá-lo, dizendo que ele precisará encarar a verdade sobre si mesmo, e faz uma última ação: mira um tiro bem entre as pernas do protagonista.
Penn Badgley avalia o destino de Joe Goldberg
Ao Deadline, Badgley destacou a importância de que, confrontado com seu destino, Joe não estivesse na grande caixa de vidro em que aprisionou tantas vítimas. Em vez disso, ele está no quarto. “É ali que ele faz o seu pior trabalho, na manipulação e na sedução”, avaliou o ator. “A caixa é meio óbvia, é onde ele coloca qualquer um, mas só as mulheres ele leva para o quarto, então é aí que está sua obra mais perigosa. E era importante que ele fosse visto, finalmente, como um predador sexual.”
Desde os primórdios da série, Badgley se preocupou em repreender os fãs que “passavam pano” para as ações maléficas de Joe, romantizando o personagem. Usar o termo “abusador”, pensa ele, era essencial para que tanto Joe quanto o espectador fossem “visceralmente confrontados” com a realidade da violência de gênero, além do assassinato em série.
Badgley descreve o final concebido pelos roteiristas como gratificante. “Vira uma reflexão: por que somos tão obcecados por esse cara? Além das razões superficiais, o que há de tão eficaz em um protagonista como esse? E acho que conseguimos; é uma verdadeira desconstrução de Joe”, disse.
Embora parte do público torcesse para Joe receber um fim violento, à altura dos experimentados por suas vítimas, o ator não vê tal desfecho como ideal. Tampouco seria satisfatório acabar a série deixando o stalker se safar, livre e impune.
“É uma questão de ‘O que fazemos com pessoas como Joe?’ É uma questão carcerária, uma questão de justiça, de justiça transformativa, como às vezes é chamada, vingança, retribuição. O que é melhor, não apenas para Joe, mas para a pessoa que tem que fazer isso? Se alguém o matasse – e seria uma mulher, certo? – então, na verdade, agora você a sobrecarregou com o fardo de tê-lo matado. Isso não é justo, eu acho. Tortura? A mesma coisa. Prisão? É, parece um pouco insuficiente. Então, o que você faz? Tira. As. Bolas. Dele”, ponderou Badgley.

Resumo de ‘Você‘: relembre os acontecimentos da série
A 1ª temporada de Você estreou na Netflix em 2018. Baseada no livro homônimo de Caroline Kepnes, a história é contada pelo ponto de vista de um stalker. Joe (Badgley), um homem obsessivo, manipulador e charmoso, se apaixona pela jovem Beck (Elizabeth Lail). Quando o suposto romance sai do roteiro esperado por ele, a trama ganha contornos extremos e culmina no assassinato de Beck e mais personagens.
Aos poucos, um passado traumático é revelado e as temporadas seguintes acompanham a saga eterna de Joe entre o crime e a impunidade. A cada nova obsessão, o protagonista deixava uma trilha de corpos para trás e dava um jeito de recomeçar a vida.
Na 2ª temporada, o stalker vive um romance com Love Quinn (Victoria Pedretti), que acaba se revelando uma pessoa tão desequilibrada quanto ele – e isso o desagrada. No ano seguinte da série, os dois estão casados e com um filho. A família feliz acaba em chamas quando Joe mata Love e entrega o bebê para amigos criarem.
Malas feitas, ele vai viver em Londres, onde adota a personalidade falsa do professor de literatura Jonathan Moore e se envolve com um grupo de superricos e mimados. Paralelamente, persegue a artista Marianne (Tati Gabrielle), que já havia fugido dele.
Joe então se depara com um assassino brutal e altamente midiático, que, no fim das contas, descobre ser ele mesmo. A série revela, assim, que Joe desenvolveu uma dupla personalidade e era o responsável pelos crimes. Mais uma vez, ele enterra seus segredos e volta para os Estados Unidos com Kate. Na 5ª e última temporada, que acaba de chegar na Netflix, Joe tenta levar uma vida de luxo e poder no novo casamento, até ser assombrado pelos crimes do passado.