O Volkswagen Tera terá sua produção em série iniciada na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) em 2 de abril. Pouco antes disso, no dia 31/3, a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) começará a produzir o Polo Track. O objetivo é compensar a capacidade produtiva que será destinada ao novo SUV compacto.
- Relacionadas
Desta forma, o Polo Track será produzido nas duas unidades, enquanto as versões mais completas do hatch compacto seguirão produzidas apenas em Taubaté.
Esta mudança na produção acontece bem no momento em que o Volkswagen Polo superou a marca de 1 milhão de unidades fabricadas no Brasil, onde foi lançado em 2002. E foi justamente o Polo Track, lançado no início de 2023, quem alavancou as vendas do modelo. Desde então o VW Polo é o carro de passeio mais vendido do Brasil.
Também foi o Polo Track o responsável por ocupar a fábrica de Taubaté após o fim da produção do Gol e do Voyage. Depois, pouco a pouco as outras versões do Polo tiveram a produção na fábrica de São Bernardo transferida para a unidade no Vale do Paraíba. No final de 2024, apenas o Polo GTS era produzido na unidade da Anchieta, mas a versão esportiva saiu de linha.

QUATRO RODAS acompanhou a produção do novo VW Tera, ainda na fase de pré-série, na fábrica de Taubaté, em meados de fevereiro. Àquela altura, o Polo Track representava três quartos da produção do Polo na unidade, mostrando a importância da versão. Justamente por isso, sua produção precisou ser dividida com a fábrica da Anchieta.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
O que vai acontecer com o Polo?

A Volkswagen sabe que o Tera tem potencial para vender muito, a ponto de estar reservando boa parte da produção de Taubaté só para ele. Mas o SUV compacto pode dificultar ainda mais a vida das versões mais caras do Polo, com motor turbo e câmbio automático.
O Tera tem equipamentos que nem as versões mais caras do Polo podem ter, como seis airbags e ACC. Além disso, terá gama de versões equivalentes às do Polo (MPI, TSI MT, Comfort e High).

O Polo ainda pode ter mudanças no pacote de equipamentos ao longo do ano, mas a oferta (e a produção) das versões mais caras, Comfortline e Highline, continua. Não vendem muito, enquanto o Tera poderá vender bastante nas versões mais caras.