O Windows 12, suposto sucessor do atual Windows 11, ainda não tem data marcada para lançamento, mas já vem gerando muita curiosidade. A , onde o sistema seria continuamente atualizado sem a necessidade de novas versões principais. Esse modelo vem sendo adotado desde o Windows 10. Veja as expectativas para o Windows 12.
Quando o Windows 12 será lançado?
O lançamento do Windows 12 tem gerado muitas especulações, especialmente após declarações feitas pela Microsoft. Durante a CES de 2024, a empresa confirmou que 2025 seria o “ano da atualização do Windows 11”, o que praticamente descartou a ideia de um lançamento imediato do Windows 12. Se o calendário seguir a lógica de versões anteriores, a previsão de lançamento seria ainda neste ano, possivelmente no final do ciclo de vida do Windows 10.
Os rumores iniciais, feitos por executivos de empresas como Intel e Qualcomm em 2023, indicavam que o Windows 12 poderia ser lançado em 2024, mas a Microsoft focou em sistemas com IA, como o Copilot. Portanto, pode ser que o Windows 12 seja lançado no segundo semestre deste ano ou no início de 2026.
O que esperar do Windows 12?
A maior parte das informações sobre o Windows 12 vem de Zac Bowden, jornalista do site Windows Central, que possui um histórico confiável de informações sobre a plataforma. Segundo Bowden, o Windows 12 terá uma série de novidades relacionadas à IA e ao design modular do sistema.
Rumores indicam que a Microsoft está desenvolvendo o que poderia ser chamado de Core PC, uma versão do sistema operacional com código modular, o que facilitaria atualizações mais rápidas e maior segurança, permitindo que o Windows seja adaptado a diferentes tipos de dispositivos.
Além disso, o sistema operacional seria mais inteligente, com maior integração com IA, como já pode ser observado no Windows 11 com o Copilot. A presença de tecnologias como aprendizado de máquina e automação deve ser ampliada, melhorando a experiência tanto no uso cotidiano quanto no gerenciamento de recursos e segurança do sistema. No entanto, ainda é cedo para saber se esses recursos serão exclusivos ou se vão estar disponíveis de forma ampla para todos os usuários.
A interface do Windows 12 será diferente?
Em eventos como o Microsoft Ignite, vazamentos mostraram uma interface do Windows que pode representar como serão os próximos sistemas operacionais. A interface modificada inclui uma barra de tarefas flutuante, ícones do sistema no canto superior direito e um botão de clima no canto esquerdo.
Embora esses detalhes possam parecer simples, eles indicam que o Windows 12 poderá ter um design mais dinâmico, adaptado à crescente demanda por interfaces mais personalizáveis e integradas com IA.
No entanto essa mudança de design pode não ser suficiente para justificar um novo lançamento de sistema operacional, já que não representa uma alteração tão radical como a transição do Windows 10 para o 11.
Windows 12 será uma versão ‘como serviço’?
Uma das grandes novidades trazidas com o Windows 10 foi a ideia do Windows como serviço, que introduziu atualizações constantes e sem a necessidade de uma nova versão oficial todo ano.
No Windows 11, a Microsoft seguiu a mesma linha, com atualizações anuais e melhorias mensais. O Windows 12 vai provavelmente manter essa dinâmica, com atualizações constantes de recursos e correções, eliminando a necessidade de grandes lançamentos a cada novo ciclo.
Windows 12 vai precisar de assinatura?
Segundo o portal PCMag, usuários recentemente observaram uma “edição de assinatura” no código do site do Windows Insider, o que gerou especulações sobre a Microsoft introduzir um modelo de assinatura para o Windows 12.
Isso poderia permitir que a empresa oferecesse uma versão gratuita do sistema com anúncios, ao mesmo tempo que disponibiliza uma versão premium para os usuários dispostos a pagar pela experiência sem interrupções.
No entanto, é importante destacar que pode ser que haja a necessidade de assinatura apenas a clientes corporativos, como no caso do Windows 365, que já oferece uma versão por assinatura para empresas.