O Youtuber americano com mais de 66 milhões de inscritos, Mark Rober, testou se era possível enganar o recurso de piloto automático da Tesla (o Autopilot). O sistema inteligente utiliza câmeras para monitorar o ambiente e identificar veículos, pedestres, sinalização em estradas e outros obstáculos. Com isso, o veículo pode evitar colisões e trafegar pelas vias.
- Piloto automático da Tesla confunde estrada com trilho de trem
- Vídeos mostram piloto automático da Tesla “perdidinho” na neve
Para testar esse sistema, Rober pintou uma estrada falsa em uma parede gigante, artimanha que o Coite sempre utilizava para tentar capturar o Papa-léguas no icônico desenho animado das décadas de 1970 e 1980.
A ideia era descobrir se o AutoPilot conseguiria identificar o obstáculo e frear antes de atingi-lá. Como nos desenhos animados, porém, o Coite, ou melhor, o youtuber, não foi feliz.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No vídeo, é possível ver que o carro da Tesla não conseguiu passar no teste e atravessou a parede com tudo. Alguns usuários acusaram o vídeo de se tratar de uma montagem.
Tesla x LiDAR
Além da estrada falsa, o Youtuber também experimentou outras situações para comparar o recurso da Tesla e a tecnologia Light Detection and Ranging (LiDAR), sensor óptico remoto que usa laser para analisar ambiente e calcular distâncias.
Os testes envolveram criar cenários e situações com obstáculos e analisar como cada sistema reagia, principalmente quanto ao freio. O criador usou um manequim e criou ambientes com chuva, neblina e muita luz. Também testou a reação do freio quando um objeto entrava rapidamente no curso do carro.
Dos seis testes realizados, incluindo a estrada falsa, o AutoPilot da Tesla falhou em três deles, enquanto o sistema LiDAR foi bem-sucedido em todos.
Piloto automático da Tesla já falhou antes
Apesar de alguns usuários acusarem o Youtuber de ter editado o vídeo, não foi a primeira vez que o recurso da Tesla apresentou falhas. Na verdade, uma série de acidentes foram reportados envolvendo o AutoPilot recentemente.
No ano passado, o piloto automático de um dos carros Tesla confundiu um trilho de trem com uma estrada, erro que quase causou um acidente grave.
Vídeo: Experimentando o Tesla Autopilot
Leia a matéria no Canaltech.